Quer aprender sobre pós-venda? Sobre CRM? Eu te ensino!

Muita gente pensa que, quando fecha uma venda, acabou. Mas não é bem assim. Em qualquer negócio o pós-venda é de extrema importância – e no nosso é ainda mais! Lembre-se não vendemos só sexualidade, vendemos saúde também.

O que facilita é seguir um planejamento para o seu contato nas pós-vendas: ligue depois de 20/30 dias, pergunte se chegou tudo certo, se a pessoa gostou (e se não gostou, o que pode melhorar?). Se coloque à disposição para qualquer dúvida que o cliente tenha, deixando-o à vontade para perguntar e reclamar – muito provavelmente o que você colherá serão elogios! Além do cliente se sentir especial, você o conhecerá melhor e ainda abrirá aquela oportunidade para ele voltar.

Claro que, para isso, você precisa do contato do seu cliente, então no atendimento já comece com um cadastro (o básico pode ser: nome/e-mail e telefone).

Fazendo esse contato depois da venda (e não oferecendo mais produtos), o seu cliente ficará satisfeito por esse atendimento diferenciado (pois muita gente não está acostumada com isso, embora todos desejem). Todo mundo sabe que deveria fazer, mas a verdade é que poucos o fazem.

Imagine que você foi à um restaurante e o garçom perguntou, após a refeição, se você gostou. Neste momento você pontua algumas coisas que não te agradaram no prato, mas, para compensar a sua insatisfação, o próprio chef oferece uma nova refeição em outra data por conta da casa. Você irá voltar, não é mesmo? E, muito provavelmente, indicará o estabelecimento para outras pessoas.

Uma outra sugestão é a utilização do CRM. Não sabe o que é isso? CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” – em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. É basicamente um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente – e se você acompanha o canal, sabe que sempre falo sobre como isso é importante. Com essa ferramenta você reúne todas as informações relevantes do histórico do cliente, gerencia e analisa as interações e pode se antecipar às suas necessidades e desejos. Outra função da ferramenta é te auxiliar a potencializar a assertividade da sua empresa nas campanhas de captação de novos clientes. Mas de nada adianta você se dedicar a ter uma base de dados super completa se não usá-los a seu favor. Visualize esses dados e trace estratégias diferenciadas para diferentes perfis, como por exemplo, pacotes promocionais (e defina uma agenda de contato para cada cliente).

Portanto, trabalhe nesse ponto! A diferença não está só na venda, mas em toda a negociação – desde a captação até o pós-venda! Não foque em apenas atrair o cliente, foque em mantê-lo! Faça um atendimento diferenciado e o seu cliente será também um vendedor dos seus produtos e serviços. Mostre para o seu cliente que seu interesse não é somente em vender, mas em estabelecer com ele uma parceria de longo prazo.

Hoje o mercado é competitivo (principalmente pela facilidade em comparar preços), mas e o atendimento? Quantas vezes você já não ouviu que o produto demorou, que alguém atendeu mal e, quando você foi ligar pra resolver ou mandou e-mail, não teve resposta? Não deixe isso acontecer com você!

O pós-venda é o início de uma nova venda!!!

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