Vamos falar sobre um assunto um tanto quanto incômodo? Vender fiado! Para quem não sabe, vender fiado é vender a prazo sem que o cliente precise pagar nada pelo produto no dia da compra. Há um tempo atrás isso fazia muito sentido, pois as relações comerciais eram diferentes, hoje com tantas opções não tem mais porque você se arriscar vendendo fiado. Inclusive quando você vende fiado se arrisca duas vezes, primeiro de não receber e, segundo, de perder a cliente de vez pois, como ela te deve, vai te evitar e não vai comprar mais de você, portanto prejuízo dobrado.

Neste vídeo vou ter dar 5 dicas para parar de vender fiado e não perder cliente!

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Jogue limpo

Seja sincera com sua cliente, diga que não trabalha com caderneta, que não faz fiado, mas que tem outras soluções para que ela não fique sem aquele produto incrível que ela tanto quer

Ofereça mais de uma forma de pagamento

Cada vez menos pessoas andam com dinheiro na carteira e muitas fazem suas compras utilizando outras formas de pagamento, como: cartão de débito e ou parcelado no crédito. Invista em uma maquininha de cartão e disponibilize para o cliente, dê um desconto a vista, parcele sem juros, enfim, ofereça benefícios para a compra no cartão. Além do pagamento no cartão, você pode oferecer também a opção boleto bancário. Hoje vários bancos digitais, como o Nu Bank e o Banco Inter, que oferecem esta opção sem burocracia ou custo. Mas vale ressaltar que você só pode entregar os produtos depois que o pagamento do boleto foi compensado!

Valorize seu trabalho

Explique para seu cliente que seu trabalho é diferenciado, que você vai até ele e tira dúvidas, demonstra e faz uma consultoria, o que é totalmente diferente de só vender. Portanto, o seu tempo é limitado e para evitar desencontros na hora de receber, você prefere não trabalhar com esta modalidade de pagamento.

Fidelize Novos clientes

A saúde financeira da sua empresa – afinal, como consultora você é uma empresa – depende do dinheiro que entra, então deixe de gastar tempo e energia com quem só quer saber de fiado e muitas vezes ainda atrasa pagamento e busque novos clientes que estejam de acordo com as suas regras de pagamento. Atraia outros consumidores e não se esqueça: só é venda quando o cliente paga.

Seja fiel ao seu negócio e aprenda dizer não!

Quando você coloca regras, como a de não vender fiado, não é à toa. Você fez isso para manter seu empreendimento saudável, então tenha uma postura firme e de maneira muito educada, mantenha seu não. Ainda que seja difícil, as amizades não podem ser confundidas com os negócios. Dizer não é complicado, mas com educação, bons argumentos e mostrando todas outras opções de pagamento que você oferece, você conseguirá dizer não ao fiado sem constranger o cliente.

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